Skit Van Darken: IL LYCANTHROPE VOCIFERA LA SOPHIA

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

SILINDRO DARKROOM | Entrevista Inédita (2016)



Antes de mais agradecemos pela disponibilidade para esta entrevista. Começando:


Quem eras antes de seres o Silindro Darkroom? Onde cresceu?

Silindro: Esse nome, Silindro veio ja desde o ensino médio por ser muito magro, e apelidei me Dark Room por ter uma fase em que curti muita cena sombria e rap hardcore, eu declaro me um nômada não tenho banda certa, nasci na Maianga, tenho profundas raízes nas Imgombotas foi la que comecei a consumir hip hop e agora estou no Catambor, não sei qual será a próxima banda em que irei emigrar.




Skit-Company: Antes do contacto com Hip Hop já tivera passado-te pela cabeça ser um Produtor/Beatmaker? Como começou tudo?

Silindro: Desde sempre gostei de musica, variados estilos ja desde infância, mas na adolescência afirmei me liguei com o Rap e o Hip Hop isso ja em 2005 quando entro pro ensino médio, comecei como ouvinte e MC mas muito atraído pela parte dos instrumentais, depois por não ter como comprar instrumentais inéditos em 2010 conheci o FL Studio e até agora somos amigos e deixei de dropar e dedico me ate agora com a produção de beats

Skit-Company: Quais são os produtores nacionais que te servirão ou ainda servem de influência directa ou indirecta?

Silindro: Yeeeee muito good essa questão, se o assunto for produção de hip hop tenho 3 referencias, 1 Mad Superstar pela sua versatilidade, Ricardo 2R , e Alenny Beats dos Ink Boyz (esse mano só esta a espera do momento dele tem de tudo pra ser lendário ca na banda)

Skit-Company: NA SUA OPINIÃO O QUE SEPARA UM PRODUTOR/BEATMAKER DE SUCESSO DAQUELES COM MENOS SUCESSO? QUAL É O ELEMENTO CHAVE ?

Silindro:Ya Mr Skit triste saber que talento não e tudo, o que separa um beatmaker ou um produtor de sucesso são inúmeros estes factores alguns deles são não esperar muito das pessoas porque cada um esta focado no seu próprio sucesso, ter senso de oportunidade apresentar propostas à pessoas serias tiveres o produto que a pessoa quer em mãos, a entrega; saber se fazes por hobby ou se queres fazer carreira com musica e estar actualizado sobre tudo que sai tendências, porque o mundo musical é como se fosse o mundo tecnológico cada mês sofre uma actualização e se não te adaptas as mudanças morres.

Skit-Company: Bem, já agora em sua concepção: QUAL É A DIFERENÇA ENTE 1 PRODUTOR E 1 BEATMAKER de concreto?

Silindro: A diferença e que beatmaker e alguém que só faz e vende batidas ou beats, o produtor e um dirigente(musical) Alguém com uma visão mas alem acerca de estruturação musical , mas o beatmaker também pode desempenhar a função de produtor normalmente.

Skit-Company: Para esclarecermos para os meus leitores, podes dar aqui exemplos práticos citando nomes de um produtor angolano e de um beatmaker?

Silindro: Fica dificil responder te isso porque na maior parte lidasse com os 2 papeis , fica mesmo difícil dar-te uma referencia de quem quer que seja

Skit-Company: Sendo assim, qual dos dois papéis é o que te identifica?

Silindro: Na maior parte das vezes como beatmaker (por orgulho dos Rappers que querem fazer as coisas da sua maneira ), mas agora em trabalhos a solo que sairão brevemente meu EP (que ja começou a ser estruturado), terei mãos em tudo tanto como censura lírica e direcção visto que será um trabalho pessoal e que terá que ser dirigido por mim.

Skit-Company: O QUE SE PASSA COM O RAP NACIONAL, COMO ELE ESTÁ E O PORQUÊ

Silindro: Ya isso também fica difícil responder bro, o rap nacional esta como desde sempre esteve e isso ja vem de muito distante as facções ou os ciclos, cada um funciona a seu modo e expõe o seu produto, o rap esta favorável pra quem tem talento e continua a trabalhar o seu talento e a aprender a cada dia, agora se poderá modificar hepa não sei, cada um deve encontrar essa resposta consoante aos seus objectivos no seio do hip hop

Skit-Company: O que te vem a mente quando ouves a expressão: Hip Hop Angolano?

Silindro: Hip hop feito em angola, feito por angolanos

Skit-Company: ora bem agora falemos especialmente de produção, qual o teu software de produção favorito e o que preferes? samplers convencionais ou sintetizadores?

Silindro: Actualmente uso o FL Studio 10, não quero mudar sinto-me bem, já tinha uma machine mas complica-me a vida, ja que no FL Studio consigo me manobrar as mil maravilhas, entre samplers convencionais e synths prefiro a emulação de synths porque os uso na maior parte das vezes.

Skit-Company: O que achas das críticas que muitos produtores fazem ao FL Studio no que diz respeito à qualidade final do output… qual é a sua opinião em suma?

Silindro: Yeeeee muito complicada essa parte , muitos deles tem razão, mas o segredo do produto final esta com a pessoa que usa o software, cada produtor tem a sua sonoridade final e o seu modo de misturar os instrumentos, e se fizeres as cisas certas ate nem das muita diferença na sonoridade.

Skit-Company: o que você acha ser o teu forte na produção?

Silindro: Eu me declaro um beatmaker ou produtor versátil, rap hip hop, e R&B são os meus pontos fortes, mas também com o andar do tempo iras ouvir muitos estilos novos da minha parte.

Skit-Company: ora bem mais uma questão:
Até agora, qual foi o momento mais marcante da sua trajectória?

Silindro: O momento mais marcante da minha trajectória foi a primeira vez em que saiu um beat meu numa mixtape, orgulho do alameda do Dom Kwester, deu-me confiança num momento em que so podia contar somente com a minha inteligência(ate agora e assim) e a partir daí soube que o que realmente faço podia ser ouvido .

Todas as cenas que fiz marcaram sempre um ponto alto pra mim, ate agora gostei mais das cenas que fiz pro projecto Uno (Kallisto e Silindro) aqueles beats “estão lá” mesmo. Gostei.

Skit-Company: Com qual artista internacional gostaria de trabalhar especialmente?

Silindro: Dizem que sonhar não e pecado, mas se Deus algum dia abrir as portas e haver possibilidade 50 Cent (seria um sonho realizado pra fechar a conta) e Mobb deep (meu dueto favorito). Na lusofonia são vários mas tudo será uma questão de tempo e dedicação brother.

Skit-Company: Sabemos que foste um dos primeiros finalistas da primeira edição do Beatdown, conta nos como foi esta experiência e quais foram os ganhos de teres participado?

Silindro: Foi muito bom graças a Deus, fez me abrir os olhos pra que desse conta que o ramo de beatmaking ou produção musical e um mundo de versatilidade e não um cubo e que quanto mais versatil fores mais probabilidades tens de vencer, props pro pessoal da Cerebro Records que organizou o evento não foi fácil visto que foi o primeiro, os ganhos que tive mostrar ao mundo que eu existo e faço isso visto que antes só era mesmo Soundcloud e Facebook, pós me mais “face to face” o que e importante ou a chave mestra pra divulgação dos meus works e claro conheci bons produtores .

Skit-Company: Voltando na questão técnica quais são os instrumentos que você toca?

Silindro: Kkkkkkkkkk vou te falar com toda sinceridade eu ate agora quero aprender a tocar um mano mas sempre que entro numa escola de teclado desisto, aprendi apenas o essencial pra criar os meus acordes fundamentais e o resto me viro sendo mesmo autodidata(aulas no youtube) e inventando mesmo melodias de cabeça, mas um dia espero aprender alguma coisa ja na regra 



Skit-Company: rsrs, ok bem, De onde vem a suas inspirações? aquelas melodias malucas que só você cria?

Silindro: Eu ouço muita musica , tenho um vicio que e de colecionar e ja ouvi muita coisa e isso ajuda me bastante nesse sentido , praticamente todo estilo que faço eu ouço , porque mano tudo ja foi criado esta apenas actualizado, e se queres aprender tens que saber como se faz tipo curiosidade mexendo daqui e dali errando um montão de vezes ate dominar a técnica. Mas misturando um pouco com as tuas próprias maluquices.

Skit-Company:  Como você encara a relação dos beatmaker/produtores com os Rappers? Há respeito pela profissão?

Silindro: Respeito não acho !!! porque muitos elogiam e só querem apenas roer e depois mandar lixar, mas e como tudo existem aqueles que honram com os compromisso são adultos , fazem o bizno contigo na boa e respeitam o teu trabalho mas são poucos. E existem ate agora aqueles que pensam que estão a te fazer favor ao entrarem em contacto contigo , mas hepa se o beatmaker não se valorizar e não ter espirito de mercenário(correr pelos proprios pes) vai sempre sofrer faltas de respeito e ao invés de vender o seu produto vai chorar pela a aprovação das pessoas.



Skit-Company: Não achas que a não profissionalização dos beatmakers/produtores seja a causa dessa falta de respeito? Por exemplo a falta de tabelas de preços fixas, marketing, publicidade...?

Também essa e uma das causas, falta de compromisso de verdade e não querer fazer desse lado um ganha pão, e por outra a desvalorização também veio por causa de muitos de nós com a táctica de querer “buzz” (dar beats pra ter nome mesmo sabendo que o seu trabalho e aceitável) e muitos músicos estão viciados nisso , agora acerca de preços sabes como e o mundo da produção também e das cobras e dos lagartos cada um puxa a brasa pra sua sardinha, e cada um tem o seu preço (tanto pra músicos com patrocínio e os sem patrocínios tipo os undergrounds)ai fica difícil estabelecer preços, acerca do marketing o nosso pais ainda não tem o e-commerce como base de vendas online oficialmente se tivéssemos isso bem em vigor e com a crise a dificultar, ja poderíamos ter cada 1 de nos uma pagina online com os nossos serviços a venda e com pacotes e preços estipulados online, o que nos facilitaria muito na comercialização das nossas musicas ou instrumentais.

Skit-Company: Exacto... Trabalhas com outros estilos? Quais são?

Silindro: Ya trabalho (mas em fases de desenvolvimento), nada muito acústico desde que seja programável estou la, naija e guettho zouk…

Skit Company: Projectos para 2017?

Silindro: Ja estou a estruturar o meu EP a solo(como beatmaker e produtor), EP com o meu brother Lyriku Supremo (motivação dedicação e projeção mas antes vem um “pack” com 4 sons de titulo antes da projeção) ya em 2016 se Deus quiser vem a segunda sequela do Uno (Kallisto e Silindro), e trabalhei esse ano no EP do MC Visa (praticamente 90% do EP e como sempre terão o prazer de ouvir um beat ou 2 num album de hip hop e as cenas vão andando na paz .

Skit-Company: Explica para o pessoal como ºé que tu funcionas, tens uma label, ou és agenciado? em suma quais são as formalidades a se ter em conta para trabalhar consigo?

Silindro: Kkkkkkk complicado muito complicado, em primeiro lugar que me pague pra me motivar e alimentar a family (game ta duro mano), segundo pessoa tem que ter uma direção (a pessoa ter que ter gosto definido e saber o que quer e não sai da meta estabelecida) ai o trabalho corre as 1000 maravilhas, acerca de Labels eu contribuo pra duas labels actualmente que são: A Olimpo Records do meu mano Kallisto (props pelo apoio incondicional bro), e pela Angolanscratch Djs label do Dj Nc, Não sou agenciado (sou mercenário assim as coisas correm bem, e a pouco tempo ingressei num grupo de produtores chamam-se Ink Boyz (isso ainda vai virar marca nacional 1 dia) compostos por Alleny Beasts, GIL B classic(manos super sérios e criativos e aprendo bastante com eles), e eu como terceiro elemento. Caso alguém esteja interessado deixa -me ja vender o “fish” 928960727 Silindro.

Skit-Company:Já, agora algumas mais íntimas, é casado?

Silindro: solteiro assumido sem pressa pra enlaces , filhos 2 pit bulls Super dóceis

Skit-Company: rsrsrs... Religioso ou nem por isso?

Silindro: Ya religioso cristão, aos poucos ja a virar praticante(serio). Base essencial pra persistir nesse game brother.

Skit-Company: Quais são as dicas mais sérias que você tem a dar à todos os novatos que queira produzir?

Silindro: Nunca deixem que vos desvalorizem(saiba sempre onde estas a errar e luta pra melhorar mesmo que o orgulho diga o contrario)Persistência, foco, não fiquem distraídos(drenas e outros mambos), hoje começas com muitos mas a missão e a caminhada não e colectiva e pessoal, não se fixem num mundinho aprendam sempre mesmo com quem esteja a começar, pesquisem acerca do que vocês fazem, e positivismo mesmo quando a situação estiver preta(pois o mundo da musica e o mundo da desmotivação diária) por isso foco.

Skit-Company: para quem vão os propz pra terminar?

Silindro: Props pros velhos por me aguentarem no barulho e na teimosia(ao meu melhor amigo Gueni aka Magik 7), a Familia Olimpo Records (Kalliboy feel Killah Home 7th Wonder e os demais) , a Angolanscrath Djs e inkboyz, Sniper Team e CDC (Aponto e Ngana) e ao brother Lyriku Supremo aka Normalmente Inkrivel. Paz

Skit-Company: Ok, só resta nos agradecer o tempo dispensado e desejar progressos e voltámos a incomodar-te em próximas oportunidades! rsrs

Crédito: Skit Company